NUVENS COM TONS AVERMELHADOS SÃO FOTOGRAFADAS EM IPU E IPUEIRAS, NO CEARÁ

Os registros foram realizados na tarde desta terça, 17, em vários município, entre eles, Ipu e Ipueiras.  No município de Ipu, a imagem foi feita  no Distrito de Abílio Martins, zona rual, no interior do Ceará. Já em Ipueiras, também foi no final da tarde, porém, no Parque da cidade e no Distrito de Nova Fátima, região serrana. 
De acordo com o  administrador do nosso site, "Blog Profcarlos Pereira", especialista no ensino de Geografia,  Prof. Carlos Pereira, o fenômeno acontece geralmente ao nascer e pôr-do-sol, ou seja, pela manhã e no final da tarde respectivamente.  
Segundo ele, nesses horários, o sol não está a pino, o espectro de radiação solar tende para o vermelho (amarelo, laranja,), e como o sol se põe aproximadamente no oeste, provavelmente  tinha uma nuvem de grande extensão horizontal que se encontrava na posição leste, ela refletiu esse espectro avermelhado para baixo, ou seja, a nuvem funcionou como um grande espelho, explica.  

“Vale lembra que esse tipo de coloração acontece todos os dias. O que não é comum é que tenha um mecanismo que reflita essa radiação para baixo, e que passa muitas vezes despercebido pela maioria das pessoas ao longo de todo o ano”, ressaltou.
Por fim, o Prof. Carlos Pereira explicou que o que tem de extraordinário no fenômeno é justamente o posicionamento entre sol, a nuvem e as pessoas que estavam observando e registrando com foto. Isso é uma condição especifica para observação de fenômenos luminosos na atmosfera que são classificados como fotometeoros.

Comentários