ESTAÇÃO ESPACIAL CHINESA PODE CAIR NA TERRA NESSA MADRUGADA 31/03

Desgovernada desde março de 2016, a estação espacial chinesa Tiangong-1 está prestes a reentrar na atmosfera da Terra. De acordo com a última previsão da Agência Espacial Europeia (ESA), será neste fim de semana, entre meio-dia de sábado (31) e a tarde do domingo (1).

Não há como definir o ponto exato da queda da nave. A ESA estima que seja em qualquer lugar do planeta entre as latitudes 43º norte e 43º sul.
Pelo gráfico da agência europeia, Portugal se situa em uma das zonas de maior "probabilidade de impacto". A situação é vista com tranquilidade pelo governo português.


Existe o risco?
Tiangong-1 pode não se desintegrar completamente quando chegar à Terra, processo que ocorre comumente com satélites de menor porte.
"Uma estação espacial é diferente. É feita para ter pessoas dentro e elas têm que ser protegidas enquanto estão no espaço. Isto leva a uma construção muito mais rígida, capaz de resistir. Obviamente a estação irá fragmentar-se em vários pedaços, mas há partes mais resistentes que não sofrerão com o aquecimento e o impacto da reentrada na atmosfera", diz o professor.
Vale destacar que a estação espacial chinesa tem mais de 10 metros de comprimento e pesa oito toneladas.

Comentários